A Tecnologia da Informação e Comunicação na Gestão Escolar

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Unidade I - Tecnologias e Gestão.

Introdução. 

Tecnologias e Gestão Escolar


As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos remete importantes benefícios e inovações, como informativos com aplicativos, atividades de simulação de experimentos, entre outros. Os benefícios das TIC são inúmeros e todas elas facilitam a comunicação.
 A escola por ser um local de grande troca de comunicação e conhecimento, só tem a ganhar com esta aliança. O profissional da educação deve estar atento às inovações e ter o domínio tanto dos conceitos quanto da prática. O “Conhecimento não é dado nem informação, embora ambos estejam relacionados” (Vieira), assim os dados apresentados nos conduzem a informações. Estes dados podem se contextualizados, organizados por categorias para facilitar seu entendimento, ou ainda, com os dados podemos fazer cálculos variados, apresenta a possibilidade de correção e ainda de condensação dos dados e/ou informações. Toda informação gera conhecimento.  As informações obtidas podem ser comparadas com outras, ou ainda, formar conexões entre si, possibilitando uma boa conversação e sem esquecer que todo conhecimento traz consequências a aqueles que a detém.
Devido a sua grande importância e inquestionáveis benefícios, os gestores não podem permitir-se “ficar de fora” desta realidade. Aceitando a tecnologia e reinventando assim sua pratica, através de uma formação continuada. O trabalho em equipe e integrado, contribuirá para que esta formação aconteça e seja continua, levando assim a gestão a outro patamar, a “gestão compartilhada”.
O gestor precisa “criar condições para que um determinado conhecimento possa ser acessado, seja por meio de relações diretas, ou a partir de reflexões” (Vieira). A criação de um ambiente informatizado começa pela organização das informações que são consideradas as mais relevantes e para isso deve-se iniciar com um projeto-piloto, limitado a um ponto bem determinado, trabalhando em múltiplas frentes simultaneamente, mas sem adiar a implementação dos estudos relativos a aspectos que sabemos que são problemáticos. A colaboração e a cooperação trarão momentos significativos de troca de experiência. A conquista do grupo deve acontecer o mais rápido possível, pensando a organização por inteiro, como um sistema.
O gestor deve facilitar a construção de grupos que aprendem a partir de sua prática, concentrando em quentões de desenvolvimento pessoal, levando em conta a cultura organizacional existente, assim a estruturas organizacionais serão menos hierárquicas e mais auto-organizadoras.
Quando o gestor está aberto para novos conhecimentos e aprendizados, fica mais fácil ver tudo isso acontecer, já que uma gestão centralizadora não consegue entender a grandeza das TIC e muito menos a dimensão da gestão compartilhada.
Acredito que este seja o maior desafio do gestor, pois para trabalhar no coletivo devemos ter a segurança dos nossos trabalhos e principalmente segurança em nós mesmos, pois o trabalho desenvolvido por muitos nem sempre agrada a todos, inclusive ao gestor. Não é tarefa fácil, mas também não é impossível como podemos ver em alguns exemplos ao nosso redor e quando surgem problemas no caminho, o coletivo terá mais facilidade em lidar com eles e encontrar possíveis soluções, já que o trabalho é de todos, por todos e com todos. O problema não será apenas de uns, pois a vivência das questões da organização é do coletivo. Abre-se mão do controle e se ganha nos aspectos sociais, profissionais e pessoais, enfim, os ganhos superam as dificuldades.
O trabalho em equipe assume caráter de gestão democrática, por meio do compartilhamento de ideias e de processos cooperativos estabelecidos no fazer e no refletir. Assim, o gestor une sua equipe em torno de um ideal e incorpora as TIC como um grande aliado ao trabalho.


Referência Bibliográfica


·      VIEIRA, Alexandre Thomaz. Funções e papéis da tecnologia na gestão escolar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sou Orientadora Educacional, atualmente trabalho na SEED/DF.