A Tecnologia da Informação e Comunicação na Gestão Escolar

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Unidade II - Gestão e Tecnologias

Gestão de tecnologias na escola

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

1. Resumo: 

O autor relata trabalho que visa preparar professores para a inserção das TIC na prática pedagógica realizada pela Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), desenvolvendo um amplo programa de formação que englobam cursos presenciais e a distância, e especialização lato sensu e formação continuada, para conduzir os gestores a aprendizagem da tecnologia com o objetivo de resolução de problemas da escola e de sua prática profissional. Os trabalhos iniciaram com propostas de atividades elaboradas pelos participantes, para serem realizadas junto com a comunidade escolar, visando à criação coletiva do projeto de gestão das TIC e por fim, elaboram propostas para a continuidade das ações nas escolas a partir da criação de comunidades colaborativas de aprendizagem.

2. Citações principais do texto:

Com as TIC “criam-se possibilidades de redimensionar o espaço escolar, tornando-o aberto e flexível, propiciando a gestão participativa, o ensino e a aprendizagem em um processo colaborativo, no qual professor e aluno tocam informações e experiências entre eles e entre as outras pessoas que atuam no interior da escola, bem como com outros agentes externos” (p.1).

“criação de comunidades colaborativas, que propiciem a criação de suas próprias redes de conhecimento, cuja trama ajuda a construir uma sociedade solidária e mais humanitária” (p.2).

“Daí a importância da formação de todos os profissionais que atuam na escola, fortalecendo o papel da direção na gestão das TIC e na busca de condições para o seu uso no processo de ensino e de aprendizagem” (p. 4).

“ essa evolução levou à tomada de consciência da importância de incorporar as TIC à pratica pedagógica e ao contexto da sala de aula” (p.5).

“cada participante do ambiente compartilha valores, motivações, hábitos e praticas, torna-se receptor e emissor de informações, leitor, escritor e comunicador” (p.7).

3. Comentários (análise e parecer):

Inicialmente as TIC foram introduzidas na educação para informatizar as atividades administrativas como por exemplo, as vagas existentes e a vida escolar dos alunos, contudo, ocorria também como atividade adicional de sala de aula. A tecnologia facilita a comunicação, as trocas de experiências, através da colaboração e do enfrentamento dos problemas da realidade, possibilitando a criação de projetos de gestão administrativa e pedagógica, desenvolvendo a representação do conhecimento em construção pelos alunos, gerando assim, uma verdadeira aprendizagem. O grande desafio colocado pelo autor, a meu ver, é a “criação de comunidades colaborativas, que propiciem a criação de suas próprias redes de conhecimento, cuja trama ajuda a construir uma sociedade solidária e mais humanitária”. A formação continuada para preparar professores-multiplicadores, facilitaria neste objetivo.

O texto nos remete que é possível, bem como fazer funcionar pedagogicamente, a instalação das TIC no ambiente escolar. As inovações tecnológicas estão aí, e cabe a cada educador, investir de forma ativa, em formações continuadas e nas redes colaborativas de aprendizagem, bem como, trabalhar no coletivo de acordo com a realidade escolar que está inserida. 

4. Questionamentos:

Condições físicas, materiais e técnicas adequadas, postura dos dirigentes escolares, pouco familiarizados com a questão tecnológica e por fim, como transformar a escolar de hoje em um espaço articulador e produtor de conhecimento, aberto à comunidade e integrado ao mundo.

5. Referências:

ALMEIDA, M. Gestão de tecnologias na escola. Série “Tecnologia e Educação: Novos tempos, outros rumos” - Programa Salto para o Futuro, Setembro, 2002.

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Sou Orientadora Educacional, atualmente trabalho na SEED/DF.